Case Universidade São Marcos
Essa IES (Instituição de Ensino Superior) tinha cerca de 8 mil alunos e estava se sentindo imprensada entre as de maior prestígio e as voltadas para a massa, em que o preço é determinante.
Nas conversas com os controladores, perguntamos por qual motivo um candidato deveria escolher a USM e não outra instituição.Eles disseram que sua vantagem competitiva era ter um alto percentual de mestres e doutores no corpo docente. Investiam em qualidade de ensino, portanto.
Pondo mãos à obra, observamos que o símbolo da entidade era um brasão. Indiretamente inspirado nos das instituições de maior prestígio do mundo.Aquelas universidades americanas e europeias que geram a maioria dos ganhadores de Nobel.
Também soubemos que a USM estava completando 32 anos naquele ano.
Uma diferença gritante para essas centenárias universidades de prestígio.
Então sugerimos criar um filme institucional, sem falar nada do processo seletivo, para ser veiculado por um período imediatamente anterior a essa briga por candidatos.
Nesse filme mostrávamos os brasões de diversas universidades de prestígio e terminávamos com o brasão da São Marcos. Durante esses segundos, aparecia a informação “74% de mestres e doutores no corpo docente.” E finalizávamos “O rumo já está traçado, agora é uma questão de tempo”. Dessa forma colocávamos, literalmente, a marca da USM junto com marcas de grande prestígio e, sem fazer comparação direta, deixávamos claro que era ali que a instituição queria estar.
Para os alunos bom entendedores, sinal claro de bom preparo para iniciar uma carreira vitoriosa.