Case MedIntegral
Como médica não passo de uma observadora ocasional da publicidade (depois aprendi que comunicação de marca é mais correto). Felizmente tenho boas conexões com profissionais dessa área.
Comentei com um deles que, tendo passado anos desenvolvendo uma vertente da medicina que chamei de Medicina Integral, porque deriva da Teoria Integral concebida pelo filósofo americano Ken Wilber, precisava que esse conceito, complexo por natureza, fosse corretamente comunicado.
Essencial que fosse correta e bem comunicado, porque era e continua sendo uma iniciativa pioneira em termos internacionais. Não queria que fosse confundida com vertentes de nomes parecidos, muito menos com qualquer coisa que cheirasse a esoterismo. Sou essencialmente uma cientista, portanto tudo que está contemplado na MedIntegral tem base científica, caso contrário não estaria lá.
Esse amigo me indicou o Carlos Chiesa.
Ele me atendeu rapidamente e tivemos nossa primeira conversa em prazo bem curto.
Expliquei que estava montando um site para a MedIntegral, tinha percebido que ele seria naturalmente amplo e cheio de aspectos interessantes, e que por isso estava sentindo a necessidade de um peça, um filme especificamente, que tentasse fornecer um resumo. Um filme a que qualquer pessoa, leiga no assunto, pudesse assistir e entender o básico da Medintegral.
Sei bem que era uma tarefa difícil, eu mesma tinha alguma dificuldade em resumir o conceito, de tantas particularidades, tantas vertentes dentro da vertente principal.
Para complicar um pouco mais, o filme precisava ser produzido com o mínimo de recursos possível, pois minha capacidade de investimento passa longe da de um anunciante digno desse nome.
Sabendo que o Carlos é dono de um impressionante currículo, temia que ele desistisse da empreitada antes mesmo dela começar. Temia que a MedIntegral fosse um desafio pequeno demais (depois ele me explicou que tinha pensado a 440volts exatamente para ajudar anunciantes pequenos e médios que necessitassem de comunicação feita com o mais alto nível profissional).
Carlos se mostrou atento e interessado o tempo todo. Fiquei feliz quando disse que estava muito impressionado com o conceito da MedIntegral, achava que era algo inédito e muito valioso.
E que a tarefa de resumir tudo em um filme não seria fácil.
O primeiro roteiro me surpreendeu positivamente, ainda que tivesse alguns aspectos não bem compreendidos. Mas o segundo foi na mosca.
Senti essa sensação logo que o li, mas, novata na matéria, optei por dar tempo ao tempo. Fui convivendo com ele durante alguns dias e ficando cada vez mais segura de que era a solução que estava esperando.
A partir daí começamos uma parceria que tem me deixado muito satisfeita.
Temos longas conversas pelo skype e pessoalmente e ele, antes de qualquer coisa, me faz alegre com suas tiradas bem-humoradas. Carlos me fez ver a importância de pensar estrategicamente, desde o modelo de negocio até a priorização do que devemos comunicar, quando e onde.
Não poderia estar mais bem assessorada.